Hoje em dia, qualquer aplicativo necessita coletar algumas informações dos usuários para posteriormente enviá-las para um servidor remoto. Esses dados podem ser pedidos de vendas, informações de clientes, etc. Para desenvolver um projeto mobile de qualidade, é de vital importância dominar essa tecnologia, que são os web services.
Datasnap: Não!
Na comunidade Delphi muito se fala na utilização de Datasnap para fazer a comunicação entre aplicação e servidor. Eu, particularmente, não gosto do Datasnap (ou de qualquer outra tecnologia proprietária a esse ponto. Mas sem polêmica por enquanto…rs). Porém, isso é um assunto para um outro post no futuro (aguardem).
Webservices
Por hora, basta que você entenda que é muito simples trabalhar com web services no Delphi. No vídeo abaixo, eu preparei um exemplo prático de um app que utiliza o serviço do Google Maps Distance Matrix, que envia dois endereços ao servidor e recebe a distância e o tempo estimado para percorrer os dois pontos. Por fim, fazemos uma conta para calcular quanto custaria uma corrida para esse lugar (tipo o Uber!)
Porém, esse conceito pode ser usado para enviar ou receber qualquer dado no seu aplicativo.Por exemplo, uma tela de login. Você basicamente solicita o email e a senha do usuário no aplicativo e envia esses dados para uma “função” hospedada no servidor, que vai acessar a tabela de usuário e ver se o email/senha são válidos. Posteriormente, essa função devolve uma das strings a seguir: “OK” ou “Email ou senha inválida”. Simples assim!
Outro exemplo seria enviar uma determinada data ao servidor e receber de volta todos os pedidos realizados nessa data, inclusive com a foto dos produtos e tudo mais.
Enfim, dominando a integração via webservice, você consegue transmitir e receber qualquer informação em seus apps.
PS: Faça parte da minha LISTA VIP. Trata-se de uma lista fechada e gratuita, onde disponibilizo conteúdos como o desse post e que não são abertos para o público em geral.
Participar da LISTA VIP agora.
Aproveite o conteúdo!