A Embarcadero acabou de liberou a nova versão do Delphi 11.2 Alexandria.
Vem em boa hora, uma vez que os desenvolvedores mobile (tanto Android quanto iOS) enfrentam dificuldades principalmente no momento de compilar seus apps para as lojas.
Para programadores mobile, o destaque fica para o suporte a API Level 32 do Android e a volta do recurso para utilizar simuladores iOS dentro do Mac.
Segundo foi informado pelo gerente de produto Marco Cantu, a nova versão está focada na melhora da qualidade do produto (não tanto em novas features), com muitas solicitações de melhoria e várias correções de bugs.
O foco na qualidade vai abranger a IDE do produto, os compiladores e ferramentas, o UX, RTL, banco de dados e bibliotecas da Internet, e envolve tanto o lado Delphi quanto o C++ do produto.
Gostaria de destacar abaixo para você os principais itens que foram apresentados no webinar oficial de lançamento da Embarcadero. Lembrando que o foco aqui do canal é programação mobile, portanto vou trazer os principais benefícios do Firemonkey relacionados a Android e iOS. Vamos nessa?
Algumas novidades do Delphi 11.2 Alexandria
Suporte a API Level 32 no Android
Com as novas exigências do Google Play, a nova versão do Delphi 11.2 traz suporte a API Level 32, que já é obrigatória para o envio dos apps para a loja do Google.
Melhoria na resolução da IDE
Visando uma melhor interface para nós programadores, a nova IDE teve um ganho em sua resolução.
Suporte ao navegador Edge
O Internet Explorer é coisa do passado, com isso o suporte do componente TWebBrowser passa a ser via Edge.
Suporte a simuladores no iOS
Algum tempo atrás, o Delphi oferecia suporte ao simulador iOS dentro dos Macs que possuíam suporte a plataforma 32 bits. Quando a Apple removeu essa compatibilidade com o 32 bits, nós programadores Delphi perdemos essa feature de compilar nossos apps utilizando os simuladores do iOS (que por sinal são incríveis).
Com essa nova versão do Delphi, o suporte ao simulador do iOS foi “reativado” (para os novos Macs com processadores usando arquitetura ARM) e podemos voltar a testar nossas aplicações no iPhone ou no iPad sem a necessidade de ter o hardware… tudo via simulador! 🙂
Melhorias no editor de código
A cada nova versão o editor de código ganhar melhorias e mais “inteligência”.
Possibilidade de personalizar a “Welcome Screen”
Agora é possível personalizar o layout da tela inicial do Delphi.
Muitos outros recursos
Ao todo, foram atendidos por volta de 450 itens do portal de qualidade da Embarcadero, sendo 30 novas features e 420 correções de bugs (quantos bugs, não?)
Para obter mais informações, acesse o site da Embarcadero pelo link: https://www.embarcadero.com/
Delphi Community (Gratuito)
Apenas para constar, durante a live de lançamento da nova versão do Delphi 11.2, Marco Cantu respondeu uma pergunta da audiência sobre as atualizações da versão gratuita do Delphi, a Community Edition. No momento que escrevo esse post, todos que baixam a versão gratuita recebem o Delphi 10.4.
Marco disse que devem atualizar a versão Community para o Delphi 11 antes de lançarem o Delphi 12, porém não confirmou nenhuma data para essa atualização (pelo menos estão pensando sobre a atualização, não é? :-/).
Crie seu app mobile com Delphi agora
É hora de aproveitar e desenvolver seu primeiro app Android ou iOS do zero. Preparei um curso gratuito para você: https://cursoapp.99coders.com.br/inscricao-curso
Para finalizar, aproveite e entre para minha comunidade do Telegram e receba materiais e fontes exclusivos:
Para assistir o evento de lançamento oficial completo da nova versão do Delphi 11.2, acesso o link: https://youtu.be/m8BgxJ81GDk
Forte abraço!