Amazon x Locaweb: O embate!

Fala Coders! Tudo bem? Gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive com os datacenters da Amazon e da Locaweb. Essa história pode poupar muito trabalho e dor de cabeça no futuro para vocês.

Senta que lá vem a história

Em 2002, iniciei o desenvolvimento de um novo sistema de gestão empresarial 100% online, que futuramente foi batizado de ERP NOW. O framework de desenvolvimento escolhido foi o .NET. Como eu já trabalhava com essa plataforma e tinha muito código pronto, foi uma decisão bem fácil de tomar. Até aí, tudo bem!

Em uma determinada hora, começamos a procurar qual seria a melhor opção de datacenter para hospedar a aplicação. Por conta da performance, o ideal seria uma empresa que ficasse aqui no Brasil (baixa latência). Tinha na manga a Locaweb, mas todos falavam sobre os serviços da Amazon (AWS).

Tentei dar uma olhada nos preços e como funcionava a hospedagem na AWS. Era tudo muito diferente, não tinha nenhum wizard simplificado para configurar um servidor e a nomenclatura dos serviços (EC2, S3, etc) era bem diferente do convencional, além de não conseguir calcular muito bem qual seria meu custo mensal (eles cobram por hora utilizada). Resultado: resolvi ficar com a estrutura mais simples e fácil de configurar. Escolhi o Cloud Server Pro da Locaweb! (nesse momento, imagine um trovão ecoando no céu… kabuuum…. rs)

Foi incrível a facilidade de configurar uma nova máquina windows, com poucos cliques eu tinha um servidor online pronto para ser usado! Tudo por um custo aproximado de R$ 300,00 / mês.

Lançamos a versão beta do sistema e escolhemos algumas dezenas de empresas para serem nossos “testers”. Durante um período, foi tudo bem e lançamos a aplicação para o mundo! Em alguns meses, já tínhamos cerca de 80 clientes utilizando nossa plataforma. Imagine 80 empresas e seus funcionários lançando vendas, propostas comerciais, notas fiscais, boletos e mais uma série de recursos que toda empresa precisa para seu dia a dia.

O dia D

Certa manhã, entra uma ligação de cliente no call center de suporte dizendo que ele não estava conseguindo acessar o sistema. Logo pensei: “é a internet do cara que caiu”. Só para constatar, tentei acessar a URL do nosso sistema e recebo a terrível mensagem: Página não Encontrada.

Imaginem… Daí em diante foi uma avalanche de ligações reclamando do problema. O pesadelo tinha começado! Ligamos no suporte da Locaweb e para minha surpresa, o atendente nem conseguia identificar que o servidor tinha caído. Fiquei um bom tempo com ele na linha e depois de uma hora a máquina voltou ao normal. Tentei questionar o que havia acontecido, mas recebi um retorno muito vago e pouco técnico.

Bom, imaginei que fosse alguma coisa isolada e que não aconteceria novamente. Certo? Errado! O servidor começou a cair pelo menos 3 vezes ao mês. Precisávamos fazer alguma coisa. Resolvi olhar novamente para essa tal de AWS.

Fiz um workshop de um dia com um especialista Amazon para tirar as principais dúvidas e aprender os recursos básicos que a AWS oferecia. Criei um novo servidor windows, configurei, e em um final de semana migramos toda a aplicação para essa nova plataforma. Confesso que ficou um pouco mais caro que na Locaweb, pois essa nova máquina custaria algo em torno de 150 dólares / mês. Mas quanto vale a satisfação e confiança de seus clientes? 😉

Resultado

O resultado depois da migração? Estou escrevendo esse post em Maio de 2016 e a nova máquina não caiu uma única vez até hoje! São quase 3 anos de server up!

Hoje já tenho 4 servidores rodando na AWS e zero dor de cabeça. Então se me perguntar qual datacenter recomendo, já sabe né? :p

E você? Já teve alguma experiência nesse sentido? Deixe seu comentário abaixo!

Um abraço e que a força esteja com vocês!

Deixe seu Comentário