Perfeccionismo: Feito é melhor que perfeito!

Você já se pegou pensando tanto em como fazer algo a ponto de não conseguir fazê-lo? Sabe quando você quer deixar tudo tão certinho e não acaba nunca? Pois é, isso se chama perfeccionismo. E você se engana se acha que isso é um elogio… para muitos isso é um sofrimento!

Perfeccionismo

O perfeccionismo é um distúrbio em que a pessoa sente constante insatisfação com seu desempenho e muitas dúvidas em relação a qualidade de seu trabalho (mesmo que ele esteja maravilhoso).

Sempre tive vontade de criar e escrever um blog sobre assuntos relacionados a tecnologia. Porém, dia após dia prorrogava essa iniciativa a fim de estudar um pouco mais, melhorar o layout do site um pouco mais, enfim, deixar tudo perfeito. Sabe quando esse blog ia começar? Nunca! 🙂
Desencanei desse esquema de tudo maravilhoso e vou tentar fazer um bom trabalho sem neurose. Já ouviu aquele ditado: “o bom é inimigo do ótimo?”.

E você? Vai dizer que está esperando dominar um determinado assunto para começar a fazer seu projeto? Está lendo um milhão de livros e participando de dezenas de webinars para se tornar especialista e só depois cobrar pelo seu trabalho?

Só existe uma forma de começar: fazendo! Pare de planejar, planejar, planejar…tire essa máscara de “zé perfeito” e coloque o projeto para andar.

Imagina se os caras do Google esperassem até serem feras em design e HTML para lançarem a primeira versão do buscador. Bem provável que teriam sido engolidos pelas outras empresas.

Perfeccionismo

Nossa! Que página feia, não?! Mas isso não impediu que começassem uma das empresas mais bem sucedidas de todos os tempos.

É claro que você não deve fazer um trabalho de qualquer jeito e sem cuidado algum. Existe um meio termo que deve ser respeitado. Faça o mínimo para entregar algo de qualidade e vá evoluindo ao longo do tempo.

Tem pessoas que trabalham muito e produzem pouco. Tem gente que trabalha pouco mas produz muito. Qual desses você quer ser?

Portanto, tire suas ideias da gaveta. Não deixe para amanhã! Acabe com o perfeccionismo na sua vida pessoal e profissional. Mão na massa!

Do it!

Deixe seu Comentário